vendredi 21 novembre 2008

Aos dezenove anos vereador.


Vereador de 19 anos conhece programas do governo para as cidades

O vereador eleito mais jovem do PMDB do Paraná, João Rafael Bellido, de 19 anos, esteve em Curitiba nesta quinta-feira (20), para conhecer os programas do governo estadual. João Rafael, de Nova Olímpia, cidade do Noroeste, veio a convite do secretário-geral do PMDB, João Arruda, para conhecer as parcerias e projetos de diversas secretarias.

O vereador eleito obteve 181 votos, o que representa mais de 5% dos 3.510 votos válidos de sua cidade. Ele tem paralisia cerebral e ganhou popularidade depois que passou a vender produtos de limpeza de casa em casa a bordo de um triciclo motorizado. No dia-a-dia locomove-se numa cadeira de rodas.

Sua participação na política começou aos 10 anos de idade, quando esteve num comício de um candidato a vereador na cidade vizinha de Maria Helena. “Naquele dia decidi que iria ser político para defender as pessoas com deficiência, porque eu enxergo o mundo do ponto de vista delas”, disse o jovem.

“Ele é um batalhador e sempre consegue o quer”, resume a mãe, Giomara Bellido, professora da rede estadual. Giomara e o marido, Valdemor Schmidt, contam que o filho venceu todos os obstáculos que apareceram à sua frente. Chegou a fazer 8 horas diárias de fisioterapia durante 12 anos seguidos. Com esforço, conseguiu iniciar os estudos aos 10 anos. Deve concluir o ensino médio no mesmo ano em que inicia o trabalho como vereador.

“João Rafael já é um vencedor. Demonstrou muita força de vontade e inteligência de querer conhecer os programas do Governo do Paraná antes de assumir”, disse João Arruda. Por intermédio de Arruda, o vereador eleito conheceu os principais programas em execução, novos projetos do governo para os próximos dois anos e os procedimentos para o município receber recursos e firmar parcerias.

João Rafael repassará as informações para os companheiros do partido do município e especialmente para o prefeito eleito de Nova Olímpia, Paulo Jobel (PMDB).
Jornalista Gustavo Aquino ( colaborador)
Foto: André Rodrigues.