mardi 4 novembre 2008

O Enigma.


Dos tios do Governador Requião, o mais enigmático foi certamente Péricles de Mello e Silva irmão mai velho de seu pai. Para entender o que relatarei aqui, o leitor, haverá de imaginar como cenário o final de século XIX e inicio do século XX. Nascido ainda no século XIX, em Curitiba, Péricles, partiu sozinho para a Europa com apenas treze para quatorze anos. Bem senhores, ele embarcou em um navio e “Tchau”. Voltou muitos anos depois, com vários títulos universitários, uma estadia em Paris, um curso na Áustria, um em Berna, e um diploma de Médico concedido pela Universidade de Lausanne em 1925.
Tendo examinado o caso, quero supor que, com tão pouca idade, isso não possa ter sido uma aventura, um fugir de casa, como ao inicio eu pude supor. Seu pai era Agente Ferroviário, e Chefe da Estação em Curitiba. Não era rico, e ao partir Péricles, seus pais já tinham cinco dos seus oito filhos.
Podemos supor, no entanto, que no exercício do cargo, seu pai tivesse muitos amigos comerciantes, estrangeiros, e amigos no porto, e ate mantivesse alguma comunicação com parentes seus ou de sua mulher na Europa, uma vez que sua mulher (e mãe de Péricles) era filha de imigrantes italianos, e nascera, em Porto de Cima, no litoral do Paraná. A julgar pelo apego que temos aos parentes, será preciso supor que o velho coronel tenha permitido em lagrimas que um garoto de treze anos partisse para a Europa com sua malinha, e seu terninho xadrez, enfeitado por uma gravata borboleta, e polainas sobre uma botinha surrada, para voltar adulto, com 38 anos. Para mim, além de doído, é um enigma familiar pouco explicitado. A foto que vou mostrar abaixo é tirada de uma matéria assinada pelo Jornalista Adriano Justino (17 de junho de 2001), que pode servir de boa base para os pesquisadores da história da ciência da Saúde Mental no Paraná. Embora o autor, informado por familiares de Péricles, afirme que ele foi aluno de M. Foucault, julgo que isso seja impossível, pois Foulcaut nasceu em 1926, e morreu em 1984. Tais datas fazem deles contemporâneos. Quando Foulcaut nasceu, Péricles já tinha 31 anos e já era medico (formou-se em 29 de Outubro de 1925) e aos 38 já estava no Brasil. Ou foi ele aluno de Leon Foucault, físico que dava aulas na Universidade de Paris, esse sim, talvez possa ter sido o professor de Péricles. Ou foi um equivoco? Não importa; a aventura por si só já dá um livro. Por esses e outros fatos, acho que o caso merece melhor estudo. É um caso curioso. Uma história a escrever.
Foto : Dr. Péricles de Mello e Silva.
Bem, você deve estar se perguntando o motivo. O motivo é ainda mais alarmante, resultando que Péricles de Mello e Silva, o menino de treze anos, que foi sozinho para a Europa, médico, formado por volta dos 30 anos de idade, afirmava ter sido aluno de Freud. Sim Sigmund Freud; esse ícone da ciência psicológica e filosófica. Não é mole. Se bem que naqueles anos Freud não era uma celebridade.
Convenhamos. Péricles de qualquer modo foi pioneiro da prática psicanalítica no Paraná. Acaso? Verdade? Estória de boi dormir? Cabe a você, curioso, pesquisar. Teria ele voltado para a Europa uma segunda vez? Sim voltou. Um enigma para você. Faleceu em Curitiba como testemunhei.
Como isso tudo teria acontecido é um enigma que esconde veladas relações da família do governador do Paraná na Europa. Um enigma que ainda não foi decifrado. Os documentos de Péricles estão com o engenheiro Heitor Wallace de Mello e Silva, seu sobrinho e afiliado mais velho. Péricles morreu em 1980 e nasceu em 1895. Freud morreu em 1939 e nasceu em 1856. O DR. Péricles de Mello e Silva falava o alemão e o francês.
Wallace Requião de Mello e Silva.
Grupo 23 de Outubro.
Textos de apoio em : www.grupo23deoutubro.blogspot.com, marcador História Familiar.